sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

VIDA CONSAGRADA

Neste dia 02 de fevereiro, em que cumprindo a lei mosaica, José e Maria levam Jesus ao templo e lá oferecem seu primogênito ao Senhor. Simeão e Ana reconhecem-no como o Messias esperado.




Neste ano de 2018 celebrando o 22º dia mundial da vida consagrada, rezemos pelos religiosos e religiosas que doam sua vida ao anúncio do evangelho, rezemos de modo especial para os religiosos da Congregação dos Missionários Xaverianos que estão no Brasil desde 1953.








Cada instituto religioso provém de rica história em que se deixou suscitar pelo Espírito Santo diferentes carismas. Nas suas origens, está presente a ação de Deus que, chama algumas pessoas para seguirem de perto a Cristo, traduzirem o Evangelho de uma forma particular de vida, lerem com os olhos da fé os sinais dos tempos, responderem criativamente às necessidades da Igreja.




Depois a experiência dos inícios cresceu e desenvolveu-se, tocando outros membros em novos contextos geográficos e culturais, dando vida a modos novos de implementar o carisma, a novas iniciativas e expressões de caridade apostólica. É como a semente que se torna árvore alargando os seus ramos.




Neste Ano, será oportuno que cada família carismática recorde os seus inícios e o seu desenvolvimento histórico, para agradecer a Deus que deste modo ofereceu à Igreja tantos dons que a tornam bela e habilitada para toda a boa obra (cf. Lumen gentium, 12).




Obrigado aos religiosos(as) que com sua presença silenciosa entre o povo são sinal de esperança, fé e testemunho!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...